Receitas, Criatividade e a Dieta!

Semana passada, conheci um blog ótimo e bastante complementar a esse que estou criando e só agora tive um tempinho para compartilhar com vocês.

O nome do blog é Mais Gordura Menos Carboidratos, bem parecido com a filosofia que falamos aqui e  pertence a Maria Alm, que tive o prazer de falar pela internet na semana passada.

Maria é uma artista plástica sueca  (Aqui está seu site sobre seu trabalho http://galeriamaria.com/) e mora no Brasil desde 2005.

Após sua gravidez, Maria queria perder um pouco de peso e melhorar sua saúde em geral, e então resolveu começar um blog onde pudesse compartilhar suas idéias e filosofia de vida LCHF (Dietas Ricas em Gorduras e Pobres em Carboidratos).

Uma das paixões da Maria é cozinhar e seu background artístico transforma seu site num blog cheio de atrativos com receitas super criativas e apetitosas criadas por ela. Confesso que aqui em casa ficamos com vontade de experimentar várias e assim que prepararmos uma das criações da Maria conto como foi!

O site têm um visual de muito bom gosto e é cheio de fotos bem tiradas das criativas receitas que ela inventa. Resolvi fazer esse post pois muitos que me leem (mas que não fazem a dieta) reclamam que a dieta parece ser monótona, sem graça e muito restritiva. Realmente tirar carboidratos não é fácil, mas monótona e sem graça, não é nem um pouco. E Maria mostra isso muito bem em seu blog. Na verdade essas mudanças são o início de nova uma jornada na cozinha e para os que gostam de cozinhar é realmente muito bom testar novos sabores a cada dia. Aqui vão algumas fotos de seu blog e que ilustram muito bem o que estou falando:

(fotos: Maria Alm)

Comprovando os benefícios da dieta não só para a saúde em geral, Maria perdeu já 12kg desde o início da dieta. E aposto que comendo até se sentir saciada. Parece impossível, mas reduzindo os carboidratos você come até não ter mais fome, e ainda emagrece até seu peso ideal. Falarei no próximo post um pouco do que acontece metabolicamente no nosso corpo quando fazemos uma dieta como essa e por que se emagrece comendo a vontade.

Vale falar também que a Suécia é um dos países no mundo onde mais se vive essa filosofia Low-Carb High-Fat . Quase 30% da população já acha que gorduras não devem ser evitadas na dieta.

Só para se ter uma idéia, por lá já são 4 as revistas especializadas nesse tipo de alimentação. Aqui são 3 delas:

Os resultados para a saúde são fantásticos e pouco a pouco vou falando sobre isso por aqui.

Acho que falta muito para termos no Brasil algo parecido, mas os benefícios desse tipo de alimentação com certeza podemos ter com mudanças pequenas em nosso dia-a-dia.

Blogs como o da Maria contribuem e muito para uma mudança mais fácil e prazerosa para uma dieta que propõe mudarmos muitos de nossos hábitos.

Muito do que aprendemos até hoje pode ser jogado fora e é a raiz pra muito de nosso problemas e isso precisa ser falado.

Se depender de mim, todas as horas de pesquisa e estudos que faço sobre os benefícios de uma alimentação saudável , cura de doenças e benefícios de se alimentar corretamente estarão aqui no blog. E as receitas, além de muitas outras informações sobre esse tipo de alimentação, vocês conferem no blog de uma especialista.  :]

Maria, parabéns pelo site e pelos benefícios que traz às pessoas que te leem. Fico muito feliz de ver essa filosofia se difundindo pelo Brasil.

Siga firme pois seu blog é com certeza a prova de que saúde, prazer e bem-estar podem andar juntos complementando um ao outro.

Anúncios

22 Respostas para “Receitas, Criatividade e a Dieta!

  1. Obrigada Rodrigo!

    Fiquei emocionada de ver seu post sobre meu blog. Significa muito par mim sentir que tem outras pessoas que pensa como eu e que meu mensagem sobre um estilo de vida que não precisa ser nada chato mas que ainda ajuda voce perder peso e melhorar a sua saúde, está bem vindo. Espero que voce vai se divertir com minhas receitas na cozinha!

    Estou muito feliz que agora as pessoas que se inspirem nas minhas receitas, podem ir para seu blog e ler em portugues mais sobre toda a teoria e sciencia por traz por que realmente funciona, sobre ingredientes, a questão de industrializada contra natural e ecologico, profundando na ligação entre alimentacao e saúde, etc. Também fiquei feliz que voce entra firme em polemicas e preconceitos como por exemplo a discussão de cholestorol, o medo de gordura, etc.

    Continue firme forte, voce tem todo meu apoio!

    E sim, estou comendo até fico satisfeita 🙂 Neste estilo de vida só tem sofrimento os primeiro dias depois de mudar a dieta, quando o corpo tem abstinencia de açucar/carboidratos, depois isso passa voce se sente melhor que nunca…

    Bjs,
    Maria

    • Que legal, Maria!
      Obrigado pelo comentário!
      Com certeza testaremos suas apetitosas invenções aqui em casa. E é importante demais essas criações que faz. Você torna algo que até então parecia difícil e monótono em algo super atrativo.
      Vamos testar aqui e falo pra você em breve como foi!
      Se quiser, meu facebook é esse aqui: https://www.facebook.com/hodryc

      Fico muito feliz que tenha gostado do post! Foi realmente muito bom conhecer seu site!

      Acho que vai ser uma troca muito legal!

      Bjs,

      Rodrigo

  2. Olá Rodrigo!!!! Ontem descobri seu blog e comecei a ler com avidez..rsss . Estou em Portugal e aos 58 anos tenho varios problemas de saúde. Desnecessaro dizer o quanto já andei em consultorios medicos. Tenho algumas dúvidas: fui diagnostica com acido urico um pouco elevado , glicose o limite, colesterol elevado … daí dores nas articulações e outros problemas etc…. ….Médicos mandam reduzir carne, ovos, peixes como salmao, bacalhau etc.. entao fui pesquizar na net e tive uma enxurrada do que nao comer:carnes,ovos, gorduras , laranja, alho frances, cogumelos, chocolate e a lista só foi aumentando.. A cabeça vai dando um nó e quase pirei…Comecei a me analisar e nao conseguia entender o porque , já que nao como
    açucar branco há 2 anos, refrigerantes, café etc. Entao fui pesquisando mais e mais e fui descobrindo um novo caminho para reencontrar a saúde. Estou há 40 dias sem consumir trigo e seus derivados e posso dizer que já estou me sentindo melhor… ontem me pesei e já perdi 6 kg, sem muito esforço.
    Gostaria de perguntar a vc: duas vezes por semana consumo amaranto ou quinoa. Estarei no caminho certo??? ainda morro de medo de consumir ovos e carne. Como bem pouquinho não que naõ goste , mais fico com medo de voltar a sentir tantas dores como senti…
    Desculpe a extensao deste depoimento.
    Agradeço a vc pelas pesquisas e por partilhar conosco!!
    Um grande abraço e obrigado!!!!

    • Olá Acioni!! Que bom ouvir isso! Seja bem vinda!
      Vamos lá! Em primeiro lugar tem de pensar que se não consumir carnes, ovos, peixes e gorduras, apenas lhe sobrarão carboidratos. E uma dieta rica em carboidratos e pobre em proteínas e gorduras fará mal a saúde de qualquer pessoa. Então, peço que tenha calma pois grande parte do que vê na internet ou são informações erradas e incompletas ou superficiais e irresponsáveis. Poucos os lugares onde conseguimos informações de qualidade.
      Acho que a primeira atitude que deve considerar é: Glicose no limite necessita de cuidados para que você não fique diabética. Nisso a redução de carboidratos ricos em açucares, como essa dieta propõe lhe ajudará muitíssimo! Isso sem falar nos seus níveis de Triglicerídeos que imagino estarem acima do normal também.
      Você disse que não consome açucar branco, refrigerantes e café, mas isso não significa absolutamente nada pois os outros tipos de açucar farão o mesmo mal a você! Não se engane por açucar mascavo, cristal, light, etc etc etc. São venenos! Corte-os! Tente uma marca de qualidade de um adoçante Stevia. Pouco a pouco seu paladar precisará cada vez menos de açucares.
      Continuando, que bom que não consome refrigerantes, mas e os sucos de frutas? Sabia que eles (principalmente os industrializados) têm tanto ou mais açucares que os refrigerantes? Corte os também! Opte por Chás e Aguas com aromas que você mesmo prepara (ex. Hortelã).
      Fora isso, como andam as massas, batatas, pães, iogurtes com sabor, doces? Tudo isso aumenta sua glicose da mesma forma que o açucar faz! Para nosso corpo, uma batata tem mais açucar e capacidade de elevar sua glicose muito mais do que muitas frutas.
      Portanto, precisa de um docinho de vez em quando? Opte por comer alguma fruta, com calma! Saboreie e aproveite o momento. Com isso você evita picos de glicose e insulina no seu corpo como acontece quando você bebe o suco da mesma fruta.
      O trigo é realmente um grande problema e que bom que você parou! Fará muito bem a você!
      Quanto ao amaranto e a quinua, são melhores do que o arroz mas lembre-se de comê-los com moderação.
      Quanto as carnes e ovos, acho que você deve sim considerá-los em sua dieta! Sempre com moderação! seu ácido úrico está muito alto? Procure um bom médico que possa lhe ajudar nesse ponto pois o mais importante nessa dieta é consumir proteínas e gorduras de boa qualidade. Acredito que mudando alguns hábitos sua saúde em geral melhorará demais. Não imaginamos a capacidade que nosso corpo tem de se curar.
      Quanto as dores que sentiu, como foram?
      Você estará no caminho certo, Acioni, sempre que buscar alimentos de verdade e uma relação adequada entre carboidratos, proteínas e gorduras. Corte os industrializados! Não consuma mais essas toxinas que não são comida de verdade! Sua saúde e seu bem estar melhorarão muito!
      Fique firme e tenha calma! Tudo ficará bem! Estude, pesquise e modifique seus hábitos amanhã! Não espere mais tempo. Busque não se impressionar com besteiras e informações superficiais nem as leia.
      Manter a mente calma e equilibrada é uma parte tão importante na nossa cura!
      Espero ter ajudado um pouquinho!
      Desejo a você o melhor!
      abraços,
      Rodrigo

      • Olá Rodrigo!!!!
        Que bom receber sua resposta…obrigado pela atenção. Realmente tenho que perder “o medo” das gordura boas e proteinas pois senão não me vai sobrar quase nada pra comer…. E continuar com a alimentaçao a base de carboidratos só vai complicar os problemas de saúde que já tenho. Estou fazendo mudanças significativas e escolhendo com criterio o que coloco no prato. A maior dificuldade é no cafe da manhã. Fico sem opçao, pois não quero comer muitas frutas (2 por dia) e ainda pela manhã não consigo comer ovos etc. . Se vc tiver algumas sugestoes para o pequeno almoço poderia postar pois tenho certeza que ajudaria muita gente.
        A sorte é que por aqui tenho acesso a uma comida um pouco mais pura sem muitos agrotoxicos etc. O mesmo com carnes e ovos etc…
        Vou continuar fazendo meus “ajustes” e daqui uns meses vou repetir as analises e faço questão de partilhar com vc.
        Um grande abraço e muita sorte pra vc!!!

      • Oi Mária adoreiiiii seu blog. Receitas descomplicadas e devem ficar saborosas. Vou fazer e depois conto ….. Um bj grande pra vc e obrigada por partilhar. Informo que já votei no Blog. Bjs!!!!

      • Oi Acioni, tudo bem?
        Por nada!
        É, acho que no início é difícil acostumar com ovos ou outros alimentos que não são habituais em nosso café da manhã. Mas pelo menos pra mim isso passou rápido e hoje meu café da manhã é uma das refeições de que mais gosto.
        Legal que a Maria do “Mais Gorduras Menos Carboidratos” lhe respondeu pois era o site que ia lhe indicar para idéias. Ela sem dúvida lhe dará idéias ótimas para refeições interessantes e mais saudáveis.
        Que bom que você tem acesso a alimentos bons e livres de toxinas. Atenção também para as carnes que devem vir de gado criado solto no pasto e se alimentando de capim. Quanto ao frango e porco, a mesma coisa.
        Espero que fique boa logo e que aprenda muito nessa nova jornada para a saúde.
        Um grande abraço!

  3. Oi Rodrigo!
    Moro na Suécia e conheci o estilo de vida low carb depois que o meu marido foi diagnosticado com diabetes. Sempre via algo nos jornais, revistas sobre emagrecer e ter mais saude comendo até se saciar, mais claro q nao acreditei. Na minha cabeca isso era impossivel. Depois q mudei para ca, engordei, pois meu estilo de vida mudou drasticamente e quando o ponteiro da balanca chegou aos quase 70kg, me desesperei. Passei fome(muita), caminhei e nada mudava consistentemente, entao, mesmo desconfiada, decidi ajudar meu marido e aderi a dieta. Foi ele mesmo q me indicou alguns blogs em portugues, e depois de ler no meu idioma, entendi q nao era uma utopia. Era possivel perder pesso e ter saude comendo muito bem.
    Estou há mais de 40 dias mudando meu estilo de vida. No comeco a maior dificuldade foi ficar sem päo, batatas, sucos e refrigerantes. E o cansaco? Acordava já cansada. Porém fui persistente e hoje me sinto bem melhor e sei que chegarei ao meu peso normal. A perda de peso para mim, nao tem sido como para a maioria das pessoas que perdem 6, 8 kg em um mes. Quando leio alguns comentarios vejo que comigo é tudo muito diferente. Em 1 mes perdi apenas 2,5kg. Mais estou satisfeitissima. Como nao estou fazendo uma dieta com dia e hora para terminar, nao Tenho pressa.
    Estou impressionada com uma coisa: Eu Tenho(ou tinha) uma pele super oleosa e apesar de esta comendo mais gorduras do q antes e tomando uma colher de sopa de óleo de coco por dia( li o post sobre oleo de coco), a minha pele esta 50% mais seca.

    Tinha muitos gases e minha barriga ficava enorme: Isso desapareceu.
    Estou me observando e sei q vou ter outras descobertas.

    Obrigada pelas informacoes . Tudo claro e simples para qualquer mortal entende, rsrsrsrsr.
    Bjs,
    Ana

    • Oi Ana! Tudo bem?

      Que legal ler esse seu depoimento! Realmente é muito difícil quando vivemos num paradigma mudar e ver outras possibilidades pra nossa vida. Mas que bom que você quis ver e descobriu isso tudo!!
      Nós realmente estamos precisando de muita informação e a maior parte do que lemos só serve para nos desinformar. 🙂

      Mas então, quanto ao cansaço, é bastante normal quando estamos nos adaptando a um novo combustível (no caso mudando dos carboidratos para as boas gorduras). Imagine que a maior parte do teu corpo precisa de uma hora pra outra, utilizar outra forma de energia. Então é normal esse período de adaptação. Depois que você começa a funcionar a partir de gorduras e corpos cetônicos, isso muda e a energia vai lá em cima.
      Mas é importante fornecer gordura suficiente para você ter energia. O maior problema para quem tenta mudar mas não se informa muito bem é ficar umas semanas e acabar desistindo por não ter energia. Isso pois a maioria acha que a dieta têm que ser rica em proteína, enquanto na verdade precisa ser rica em gorduras. Estamos falando aqui em termos calóricos e não peso, ok?

      Que bom que entendeu que não é uma dieta pra perder peso, mas para ter saúde e viver bem. A normalização do peso vem junto a isso.

      Quanto a perder peso mais ou menos rápido, isso varia mesmo muito de pessoa para pessoa. O ponto principal é você pensar que nem sempre o mais rápido é o melhor. Muita gente acha que está perdendo peso rápido e fica feliz enquanto na verdade o corpo está queimando massa muscular, o que é péssimo. E outra parte vem da perda de água.
      Outro ponto é que perder peso muito rápido é ruim, muita gente fica com muita flacidez e estrias por isso. Então você está certíssima! Vá devagar, focando em fazer o certo e comer bem. Te garanto que em breve estará magra como quer e se sentindo ótima.

      Quanto a pele. Essa dieta é uma das melhores coisas para a pele. Quase todos os problemas de pele vão embora pois seu corpo começa a ter nutrientes como gordura, colágeno, baixa a insulina e diminui as espinhas. Enfim, uma das coisas que notei em mim foi isso também. Minha pele nunca tinha sido muito boa e hoje não tenho nenhum problema. Lisa, hidratada e com aspecto saudável.

      Essa dieta, nos dá saciedade, nutrientes, retira as toxinas e nos leva pouco a pouco para a saúde, de onde nunca devíamos ter saído. Hehe

      Quanto aos gases, carboidrato fermenta muito. Vegetais precisam ser bem preparados para nos fazer bem, pois sua celulose não é digerida em nosso organismo e as bactérias intestinais fazem a festa. O resultado são os gases, disbioses, má digestão, etc.

      BOm, seja bem-vinda e conte comigo no que puder lhe ajudar.

      Dicas gerais:
      Use óleo de coco, manteiga, azeite, abacates no dia-a-dia sem medos.
      Coma fermentados (chucrute, vegetais em conserva) sempre.

      Dicas para ajudar na perda de peso:
      – Se alimente sem medos e sem ficar pensando em perder peso.
      – Não exagere em nada. Equilibre tudo para se sentir sempre saciada.
      – Controle a quantidade de proteínas. Não exagere nelas pois em exagero elas promovem liberação de insulina evitando a queima de gorduras. Mas coma em toda refeição uma proteina de qualidade. Carnes, Ovos, Peixes, Frangos, Carnes de Órgãos.
      – Restrinja a quantidade de carboidratos.
      – Como sempre que sentir fome. Nessa dieta, confie no seu corpo.

      Bom acho que é isso. Farei outro post sobre perda de peso e acho que você irá gostar.

      bjs,

      Rodrigo

  4. Oi Rodrigo! Estou muito bem, obrigada! Adorei as informacoes gerais que voce me passou. Vou continuar lendo para saber mais sobre este maravilhoso estilo de vida. Sinto vontade de parar todos os gordos, gordinhos e obesos q vejo na rua para falar do LCHF. Puxa, é muito dificil as pessoas acreditarem q se emagrece comendo bem(como eu antes de ler bastante). Até no meu trabalho, que estao vendo os resultados, ninguem se atreve a comecar. Bjs e vamos nos falando!

Participe! Dê sua opinião! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s