Frangos, Ovos e Sustentabilidade!

Temos cada vez mais ouvido falar da importância de se consumir produtos livres de antibióticos, transgênicos e agrotóxicos e é muito bom ver cada vez mais produtos orgânicos chegando a nosso alcance.

Sabemos também que o preço desses produtos é muito maior do que os demais. E por isso é importante sabermos diferenciar e pesar a necessidade de obtermos pelo menos alguns produtos orgânicos.

Se você pode pagar, compre todos dessa maneira e sua saúde agradecerá! Mas como a esmagadora maioria não pode, existem alguns produtos que valem ser priorizados. E o que mais nos interessa nesse post são os Ovos e Frangos.

O frango criado em granjas é um dos alimentos que mais sofre e que mais nos prejudica por causa de altas doses de antibióticos e alimentação de grãos transgênicos. Sem falar dos meios de confinamento absurdos a que os animais são submetidos. Esses produtos afetam diretamente nossa saúde. O gosto, textura e principalmente a qualidade nutricional dos alimentos saem muito prejudicados.

Aqui vai uma ilustração da comparação de tamanho x tempo de vida de galinhas em 1950 e 2008 nos EUA:

Vegetais, Frangos, carnes e ovos orgânicos, apesar de nem sempre serem o ideal, são o mais próximo que conseguimos chegar dos alimentos que nossos antepassados tinham acesso. São produtos obtidos com produção sustentável, livre de agrotóxicos, hormônios,  antibióticos e transgênicos. Criados de forma mais humana,  com os animais recebendo alimentação mais equilibrada, livre  espaço para se desenvolverem, tendo acesso a sol etc.

Nesse tipo de criação (Orgânica), as aves são criadas grande parte de suas vidas, soltas, com acesso a áreas de pastagem.

Aqui vão alguns exemplos de itens que são regulamentados e fiscalizados numa produção orgânica animal:

– “Não será permitido a debicagem das aves, o corte da cauda de suínos, assim como a inserção de “anel” no focinho, a descorna de animais e outras mutilações…”  Praticas muito comuns.

– “A iluminação artificial será permitida desde que se garanta um período mínimo de 8 (oito) horas por dia no escuro.”  Nas granjas a iluminação artificial é usada para confundir as aves, fazendo com que durmam menos e se alimentem exageradamente. Isso gera estresse e um crescimento anormal e anti-natural nas aves.

– Não será permitido o sistema intensivo e a retenção permanente em gaiolas, correntes, cordas ou qualquer outro método restritivo aos animais.

– As instalações, os equipamentos e os utensílios devem ser mantidos limpos e desinfetados adequadamente utilizando apenas as substâncias permitidas.

– Os medicamentos utilizados para estimular crescimento ou produção são proibidos, bem como qualquer medicamento proveniente de organismos geneticamente modificados.

Para quem se interessar mais, colocarei no fim desse post um link para o texto completo com as instruções normativas para produção animal e vegetal, retirada do site da IBD (Maior Certificadora da América Latina).

Diferente do gado (que aqui no Brasil em grande parte, é criado solto e em pastos a maior parte do ano), nosso frango como na maioria dos lugares do mundo é um dos animais que mais sofre com os métodos de produção.

Como minha intenção aqui não é impressionar ninguém, deixarei de fora os vídeos que mostram os absurdos e abusos que acontecem em granjas ao redor do mundo.

O que importa saber é que o impacto na qualidade nutricional dos alimentos é real.

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa nos EUA, ovos de aves criadas soltas com acesso a pastagem, em média apresentam :

1/3 menos de colesterol

1/4 menos de gordura saturada

2/3 mais vitamina A

3 vezes mais vitamina E

2 vezes a quantidade de Omega 3

7 vezes mais beta caroteno

Mas na minha opinião o problema maior não são os benefícios nutricionais que estamos deixando de obter com produtos orgânicos mas os malefícios que certamente estamos deixando de evitar nos envenenando com produtos químicos perigosos. Muitos de nós nos preocupamos e evitamos tantas coisas que podem nos fazer mal, como cigarros, álcool, drogas, anabolizantes etc. Mas por ignorarmos outras áreas de conhecimento (não tão faladas pela mídia) olhamos com vistas grossas os malefícios causados por agrotóxicos, antibióticos e outras drogas na comida que consumimos.

No Brasil temos como exemplo uma empresa que se preocupa com a produção de ovos e frangos através de um sistema sustentável. A empresa é a Korin, fundada aqui no Brasil em 1994.

Aqui em casa sempre tentamos comprar os frangos Korin e o vídeo acima mostra um pouco das diferenças de uma produção com mais sustentabilidade e humanidade.

Sem dúvida nenhuma esses produtos não são tão barato quanto o “frango” que vemos por aí, que de frango não tem tanto assim.

A boa notícia é que vejo cada vez mais os preços diminuindo. Provavelmente por causa de uma conscientização das pessoas e aumento na procura por produtos de qualidade.

É uma questão mercadológica, quanto mais nós, consumidores, exigirmos e consumirmos produtos de qualidade, mais esses produtos aparecerão nas prateleiras e mais barato se tornarão.

Uma dica: Procure e pesquise bem nos mercados que costuma ir, pois já vi um mesmo produto Korin variar de R$7,90 até 22,90. Isso no mesmo dia e num mesmo bairro aqui no Rio de Janeiro. Aqui no Rio costumo ver preços mais baixos no supermercado “Pão de Açucar”, enquando no “Extra” e “Zona Sul” costumam ser bem mais caros.

Muitos dizem que comer bem sai caro, mas não tenho dúvidas que se colocarmos na ponta do lápis anualmente o quanto gastamos com muitos remédios e uma má alimentação ao invés de simplesmente uma boa alimentação, veremos que sai bem mais caro do que imaginamos.

Faça você a sua conta e veja se não vale ter pelo menos alguns produtos orgânicos e de qualidade em seu dia-a-dia.

Referências:

Site Korin

Vídeo WSPA – Korin

Normas Orgânicos

Benefícios Aves Criadas Soltas

Anúncios

3 Respostas para “Frangos, Ovos e Sustentabilidade!

  1. Pingback: Um blog excelente que explica como uma nutrição com restrição a carboidratos pode trazer reais benefícios a saúde de qualquer pessoa « Mais gordura, menos carboidratos!·

    • Valeu Rô!! Muito bom ver você por aqui, ainda mais participando.
      Eu também tenho visto orgânico pra todo lado e o melhor, com os preços se tornando cada vez mais acessíveis.
      Beijão!

Participe! Dê sua opinião! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s