O Ovo ou a Galinha? O Ovo!

Muita gente me pergunta sobre como fica o prazer do nosso famoso café da manhã, já que o adorável pão de cada dia não está incluído na dieta.

O que costumo dizer é que meu café da manhã é uma das refeições de que mais gosto e mais tenho prazer de preparar.

Além de ser gostoso é saudável tomar um bom e saboroso “café” antes de começar nosso dia. Mas o que comer?

Podemos mais pra frente falar de varias possibilidades, mas minha melhor sugestão é: Ovo!

Sei que num primeiro momento pode parecer estranho fugir do nosso famoso café com leite e pão com manteiga, mas garanto que é questão de tempo para aprendermos novas opções para começar o dia com energia e importantes vitaminas, principalmente para nosso cérebro.

Um belo omelete ou ovos mexidos de manhã como esses na foto acima, com uma generosa quantidade de manteiga derretida por cima, não só caem muito bem, mas nos trazem enormes benefícios a saúde.

No Brasil, não é muito comum as pessoas consumirem ovos no café da manhã, mas a proposta desse blog é justamente nos trazer novas idéias, principalmente as que potencializem nossa saúde, nos curando e nos prevenindo de deficiências vitamínicas.

Durante muitos anos ouvimos dizer que devemos comer poucos ovos e evitá-los quando possível por causa do excesso de colesterol contido nele.

É triste ver má ciência difundida por todo lado. E bom saber que esse mito já foi superado no meio científico.

De fato, os ovos contém uma grande quantidade de colesterol (por volta de 200mg) mas isso não significa que comê-los fará com que seus níveis de colesterol no sangue subam.

Nosso fígado produz mais de 1000mg de colesterol por dia e caso tenhamos um aumento em nossa alimentação, ele diminui a produção. Além disso o colesterol é fundamental para todas as células do nosso corpo, e não uma substância assassina que nos prejudica (aliás por isso todas as células têm capacidade de produzi-lo quando precisam), principalmente no nosso cérebro.

E nesse ponto existem ainda mais mitos. Altos índices de colesterol não tem comprovadamente uma relação com mortalidade por doenças cardiovasculares. Pelo contrario, estudos mostram que baixo colesterol é muito mais perigoso do que alto.

O “European Heart Journal” publicou uma pesquisa de 3 anos, com mais de 11,500 pacientes onde afirma que no grupo de pessoas com baixo colesterol (Colesterol abaixo de 160mg/dl) o risco relativo de morte era 2,27 vezes mais alto do que aqueles com alto colesterol. Mas isso é um post para outra hora, onde falaremos somente sobre o colesterol e os mitos ao redor dele.

Hoje os bem-informados médicos e nutricionistas já recomendam a ingestão de pelo menos 1 ovo ao dia. E por que?

Bom em primeiro lugar, ovos são extremamente importante para nós, pela riqueza nutricional e principalmente pelo custo relativamente baixo, o que faz com que sejam acessíveis a maioria das pessoas. Afinal, ali contém nutrientes e vitaminas que serviriam para gerar uma vida.

Vale lembrar que é sempre melhor buscarmos produtos naturais e orgânicos. No caso dos ovos, procurar ovos de galinha caipiras, criadas soltas em áreas livres, sem antibióticos, hormônios é fundamental para que tenhamos todos os nutrientes com qualidade e nas melhores proporções para nosso organismo. No próximo post falaremos sobre uma empresa que já trabalha em sistemas sustentáveis que trazem grandes benefícios a nós, consumidores.

Aqui vão alguns benefícios e curiosidades:

– A qualidade da proteína nos ovos é a que possui maior valor nutricional. Um ovo inteiro contem todos os aminoácidos essenciais na proporção que nós humanos precisamos para crescimento e manutenção de nossos tecidos. O único alimento que contem uma proporção ainda melhor desses aminoácidos essenciais é o leite materno (que também rico em colesterol e gorduras saturadas).

– Pessoas que consomem ovos todos os dias tem menor risco de desenvolver cataratas e outros problemas na visão como degeneração macular, principalmente por causa das subistancias Luteína e Zeaxantina (Dois anti-oxidantes)

– A gema do ovo contem, Vitaminas A, E, D e K, Calcio, Ferro, Fósforo, Zinco, Vitaminas B6 e B 12, Cobre, Colina, Manganês, Selênio, Potássio, Boas Gorduras, Colesterol. Tudo isso em proporções equilibradas para nosso organismo. Portanto, nada de comer só a clara, que é pobre em nutrientes.

– Colina e Colesterol são essenciais para nosso cérebro, o que faz com que ovos sejam especialmente bons para nossa mente.

– Estudos mostram que Colina é especialmente importante durante a gravidez para a capacidade e desenvolvimento da memória dos bebês.

– Ovos são especialmente bons no café da manhã para crianças por causa dos benefícios que trazem ao nosso cérebro. Melhoram suas memorias, atenção e velocidade de raciocínio.

– Ovos dão saciedade e por isso nos ajudam quando precisamos perder peso.

– Possui vitaminas não tão fáceis de serem encontradas e consumidas por nós nos dias atuais. Entre elas, as Vitaminas A, D e K.

– A proteína do ovo é considerada de tão alta qualidade que é usada como a referência de mais alto padrão para avaliação e comparação com outras proteínas.

Por tudo isso e muitas outras coisas que não falamos, coma pelo menos um ovo por dia,de preferência na manteiga e pela manhã.

Um dos mitos ao redor dos malefícios dos ovos a nossa saúde, surgiu de uma reportagem que saiu na revista americana dizendo que ovos eram perigosos pois eram repletos de colesterol.

E na mesma época dessa publicação em 1984, nós começamos a ficar ainda mais paranoicos com o seu consumo, da mesma forma como continuamos até hoje com medo de gorduras.

Exceto raras exceções (alguns casos de diabetes dificultam o metabolismo do colesterol) a quantidade de colesterol que você consome não têm relação significativa com a quantidade de colesterol circulando no seu sangue.

Segundo Dr. Donald J. McNamara, Phd e pesquisador do Institudo “Egg Nutrition Center” em Washington, a cada aumento em 100mg de colesterol em nossa dieta, corresponde a um aumento de apenas 1,9mg/dL de LDL em nossa corrente sanguinea. E se considerarmos que nosso HDL também sobe 0,4mg/dL e que a proporção entre LDL e HDL é um dos fatores analisados quanto a risco de problemas cardiovasculares, isso significa em média um aumento de menos de 1% na relação entre os dois tipos de colesterol , o que é insignificante para causar qualquer risco, mesmo com a crença vazia e infundada de que colesterol alto significa alto risco de problemas cardiovasculares.

Portanto, podemos com segurança comer bons e nutritivos ovos pela manhã, tendo a certeza de que estarão fazendo um grande bem a nossa saúde. Sem medos e sem mitos.

Estudos e Pesquisas (Em inglês):

Regular egg consumption does not increase the risk of stroke and cardiovascular diseases

Nutritional and Functional Roles of Eggs in the Diet

The Impact of Egg Limitations on Coronary Heart Disease Risk: Do the Numbers Add Up?

Egg Consumption and Coronary Heart Disease: An Epidemiologic Overview

Lutein and Zeaxanthin and Their Potential Roles in Disease Prevention

Consumption of Menus Containing the Equivalent of Two and Four Egg Yolks in Older Adults on Cholesterol Lowering Medication is Associated with Significant Changes in Serum Lutein and Zeaxanthin Concentrations and Macular Pigment Optical Density (MPOD)

Eggs Prevent Heart Disease

Anúncios

7 Respostas para “O Ovo ou a Galinha? O Ovo!

  1. Espetacular seu artigo! Uma verdadeira referência de boa informação!! Parabéns!!!

    De fato, como está escrito acima, caso a ingestão de colesterol aumente, a produção diminui. Incrível como apesar desta e de todas as demais informações terem sido desvendadas pela ciência, ainda assim quase todos os profissionais de saúde encaram colesterol como vilão!

    • Oi Dr. Alexandre!

      A vontade de passar adiante os benefícios de uma alimentação saudável através de um blog já era grande, e quanto mais estudava mais via que devia fazer algo.

      Mas mesmo quando imaginava o site em seu melhor cenário, sendo bem recebido e ajudando as pessoas a terem saúde e liberdade, jamais imaginei que pudesse (ainda mais na primeira semana) ter como leitor do blog uma das pessoas que mais admiro e que me ensinou e me inspirou muito em todo meu caminho na busca por saúde.

      Ter um médico acompanhando esse trabalho já seria uma honra, mas receber um feedback tão legal de uma pessoa com tão grande representatividade na medicina é realmente algo muito especial.

      Seu livro sobre Enxaqueca e suas idéias sobre saúde foram os grandes responsáveis pelas mudanças de paradigmas e retomada da minha saúde.

      Muito obrigado pelas palavras e saiba que está sendo uma alegria e honra gigantes receber o feedback de alguém tão importante para mim.

      Um grande abraço e sinta-se em casa!

      Agora, quanto ao colesterol, é bem verdade isso que disse acima, Dr. Alexandre!

      Impressionante como fatores mais confiáveis como por exemplo uma alimentação pró-inflamatória, níveis de homocisteína no sangue por falta de Vitaminas B6, B12 e Ácido Fólico, superprodução de hormônios catabólicos são deixados de lado.

      E por outro lado as não tão confiáveis analises dos níveis de colesterol total e LDL e a desinformação distanciam as pessoas de alimentos tão fundamentais a nossa saúde.

  2. Pingback: Um blog excelente que explica como uma nutrição com restrição a carboidratos pode trazer reais benefícios a saúde de qualquer pessoa « Mais gordura, menos carboidratos!·

  3. Pingback: O Que Não Pode Faltar na Dieta? | NUTRIÇÃO DO FUTURO·

  4. Gostaria de saber para quem como eu não suporta ovos no café da manhã (pra mim só no almoço, cozido ou frito, porque só o cheiro dele mexido ou omelete me enjoa) pode substituir por iogurte natural puro ou com alguma fruta ou queijo por exemplo? Grata

    • Sem dúvida, Quel.
      Consuma sim seu iogurte caseiro e busque as frutas com menos açúcar para acompanhar. Acho queijos também são boas opções para quem os tolera sem problemas.
      Algumas culturas têm como habito começar o dia com proteínas como peixes, frangos e carnes no café da manhã, mas sei da dificuldade para a maioria de nós brasileiros.
      De qualquer forma vale a pena experimentar um café da manhã rico e nutritivo para ver se gosta. Eu adoro!
      Um abraço!

  5. Adoro ovos. De manha já ponho 1 dúzia para cozinhar, reparto com a galera de casa e já como uns 3 ou 4. Os que sobram eu vou comendo durante o dia, antes e depois dos treinos. Às vezes como antes de dormir também. Como de 6 à 8 ovos por dia e quando nao como sinto fome. Gosto de ovos fritos tbm com a gema mais mole, sempre faco na manteiga ghee. Consumo ele cozido com mais frequencia por praticidade mesmo, já ficam prontos dentro da geladeiras e é só descascar e comer.
    Mesmo quando eu pensava que ovo fazia mal eu comia bastante, nao conseguia resistir.

Participe! Dê sua opinião! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s