Sinais de Alerta

Frequentemente nosso corpo nos dá sinais de alerta a fim de nos informar de que algo não vai bem e nós, muitas vezes, negligenciamos esses sinais por semanas, meses e até anos, sem saber que eles são em sua maioria apenas a ponta do iceberg.

Esses sintomas, que poderiam servir para nos colocar de volta no caminho da saúde, são frequentemente suprimidos por remédios que apenas escondem as  verdadeiras causas.

Frequentemente vemos propagandas dizendo que tal remédio acabará com suas dores de cabeça, dores no corpo, etc. E muitos de nós caímos na história dessa indústria farmacêutica que só nos desinforma cada vez mais, nos afastando da verdadeira saúde.

Não estou dizendo de forma alguma que remédios não devem ser tomados. Afinal de contas, em casos extremos e urgentes, atitudes também extremas e urgentes precisam ser tomadas. O que falo aqui é sobre uso indiscriminado, prolongado e em sua imensa maioria desnecessário de drogas, repletas de efeitos colaterais e ineficientes para curarem alguma doença.

Com isso, sempre que temos algum incômodo, dor ou mal estar, tomamos o remédio que esconde os sintomas sem que nunca procuremos suas causas.

Acho importante dizer que nenhum remédio cura nenhuma doença. O único que pode nos oferecer uma verdadeira cura é nosso próprio organismo, recebendo os nutrientes necessários para tal cura.

Muito além de vitaminas sintéticas e remédios, apenas quando nos alimentando de verdade é que podemos obter todos os nutrientes (muitos que sequer a ciência ainda conhece) que nosso corpo precisa para se curar de verdade.

Mais pra frente falaremos sobre como nosso corpo tem a capacidade de se curar e os processos de desintoxicação e cura que passamos quando retomamos o caminho da saúde através da alimentação.

Sempre que sentimos desconfortos, dores e mal-estar, é porque nosso corpo tenta de alguma maneira nos mostrar que algo está errado. O que precisamos então é olhar para ele. E isso significa dar atenção a nós mesmos. Cuidar de nós.

Nosso corpo, como outros organismos complexos, tem formas de sempre se manter equilibrado, e uma delas chama-se homeostase.

Trata-se de uma propriedade que temos para nos mantermos em harmonia, equilibrando nosso meio interno com o meio externo.

É através de mecanismos como esse que nosso corpo cria os sintomas que tanto nos incomodam, desde uma diarreia, ansiedades, dores de cabeça até doenças mais complexas, como diabetes, doenças cardiovasculares, canceres, etc.

E é simples assim. Nosso corpo cria formas de nos mostrar que algo precisa ser feito ao mesmo tempo em que faz de tudo para se corrigir através desses mecanismos.

O problema é que muitas vezes deixamos passar tempo demais para começar a nos cuidar. E isso significa já termos algo crônico acontecendo em nosso organismo, o que dificulta muito a cura das nossas doenças.

O que queria aqui é deixar um pedido de atenção. Atenção a você mesmo. A esses sinais que seu corpo dia após dia tenta lhe mostrar.

Aqui vão alguns deles que quando vistos a tempo, evitam muitos futuros sofrimentos e doenças:

– Dores de cabeça

– Dores Musculares

– Tonturas

– Sonolência diurna

– Fadiga

– Insônias e problemas noturnos

– Problemas digestivos

– Pressão Alta

– Resistência a Insulina

– Hipoglicemia

– Mãos e pés gelados e úmidos

– Doenças Auto-imunes

– Alergias

– Frequentes Gripes e Inflamações

– Irritabilidade e Ansiedades

– Prisão de Ventre ou Diarréia

– Fotofobia

– Taquicardia

– Dificuldade de Concentração

– Tremores

– Caimbras

– Enjôos

– Problemas na Tiróide ou Adrenais

E a lista continua num sem fim de avisos e sintomas.

O que peço é: Cuide-se, olhe para você, entenda mais sobre seu corpo e sobre saúde, saiba o que tem de fazer para se sentir melhor e evitar futuros problemas.

Acompanhei muitas pessoas com doenças graves e crônicas ao longo da minha vida e o que sempre foi recorrente, conversando com essas pessoas foi:

“A gente pensa que nunca acontecerá com a gente” e a outra é “Se pudesse voltar atrás, faria muita coisa diferente. Cuidaria mais de mim”.

Espero que esse post seja um saudável  alerta para todos que têm uma vida corrida, sem tempo para olhar para sua saúde e sem tempo para entender os sinais que nosso corpo nos dão.

Anúncios

Participe! Dê sua opinião! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s