Dr. Wolfgang Lutz

É com muita satisfação que escrevo de um fantástico médico austríaco, pioneiro e muitos anos a frente de seu tempo.

Dr. Wolfgang Lutz (falecido em 18 de Setembro de 2010, com 97 anos) foi um médico que investigou durante toda sua vida as relações entre nutrição e saúde, e principalmente a relação entre um baixo consumo de carboidratos com a prevenção e cura de diversas doenças. Por mais de 50 anos usou toda sua energia e conhecimento para tratar seus pacientes com diversos problemas de saúde através de uma dieta com restrição em carboidratos. Bem antes de Robert Atkins (Reconhecido mundialmente pela “Dieta da Proteína”) e do Alemão Worm Nikolai, Wolfgang Lutz era um pioneiro e ativo médico na Áustria.

Sem dúvida nenhuma, um revolucionário.

Ele, por causa de problemas de saúde, havia pesquisado e entendido que uma dieta com baixas quantidades de carboidratos poderia lhe ajudar. E foi o que ele fez. Durante 4 anos viveu numa dieta com baixo consumo de carboidratos, e como ele mesmo disse, os resultados foram tão extraordinários que ele “quase não conseguia descrever com palavras”. Ele conseguiu se curar de uma artrose grave, e outros muitos problemas de saúde que tinha na época. Dizia ele também que não precisava ir mais ao dentista (Falaremos em outro post especificamente sobre caries, problemas dentários e alimentação). Dr. Lutz conduziu muitas pesquisas e coletou dados valiosíssimos junto de seus mais de 10.000 pacientes mostrando com fatos e histórias de sucesso a melhora da esmagadora maioria dos seus pacientes com as mais variadas doenças (obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças digestivas, canceres, etc.). Tudo isso através de uma mudança radical em suas dietas.

Enquanto na decada de 60 a indústria farmaceutica aumentava muito a influência no tratamento de doenças e a indústria alimentícia propagava dietas de poucas gorduras e muitas fibras e carboidratos, Dr. Lutz ia na direção contrária. Ele propagava a idéia de uma alimentação preventiva e com poder de reversão e em grande parte, cura, da maioria das doenças conhecidas. Dr. Lutz se baseava na idéia de que evoluímos e adaptamos nossos corpos há 2 milhões de anos numa dieta com baixíssima quantidade de carboidratos e de que de uma hora pra outra haviamos mudado nossos habitos profundamente, sem que tivessemos tempo para fisiologicamente acompanharmos tal mudança. A gigante quantidade de açucares que de uma hora para outra começamos a consumir. Durante anos seus livros não chegaram até nós.

Livros da decada de 1960 apenas nos anos 2000 foram traduzidos para o inglês. Ouso dizer, que com tamanho desconhecimento sobre seu trabalho, inclusive nos EUA,  poucos no Brasil têm a honra e felicidade de ter seu livro (Life Without Bread).

Life Withou Bread – How a Low-Carbohydrate Diet Can Save Your Life

Sem dúvida um dos mais impressionantes e ricos que já li sobre o assunto. Repleto de dados sobre a evolução de muitos pacientes, o livro é um “must-read” para os que estudam o tema e ao mesmo tempo um contundente registro da eficácia e dos impressionandes benefícios da dieta que estamos falando nesse site. Pretendo postar pouco a pouco os incríveis resultados relatados em seu livro e de outros médicos que compartilham resultados semelhantes. Esse post tem o objetivo de introduzir uma fonte de pesquisa confiável de alguém que dedicou sua vida inteira ao assunto e que curou milhares de pessoas de doenças gravíssimas e grande parte delas, consideradas incuráveis.

Anúncios

Participe! Dê sua opinião! =]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s